Pintura imobiliaria
SENAI- Água Fria
Aluna: Joyce Vieira Gomes
Prof.: Renata Kelly
Turma: TEDFT-A
Turno: Tarde
TINTA: COMPONENTES BÁSICOS
As tintas são compostas basicamente por:
Resinas: são responsáveis pela formação da película protetora a qual se converte a tinta depois de seca. Tintas industrias utilizam uma variedade muito grande de resinas e sua escolha é feita em função do tipo de substrato, da forma de aplicação, do método de cura e secagem, etc.
Pigmentos: são partículas solidas e insolúveis.
Podem ser divididos em dois grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem a cor e poder de cobertura à tinta, enquanto que os outros
( também chamados de cargas) se encarregam de proporcionar lisabilidade, dureza, consistência, e outras características.
Diluentes: também chamados de solventes, são líquidos voláteis que possibilitam que a tinta apresente sempre a mesma viscosidade e forma líquida. Aditivos: são compostos que geralmente estão em pequenas quantidades na tinta e conferem a ela características especiais, são exemplos: secantes, fungicidas, bactericidas, aromas...
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE UMA
BOA TINTA:
De modo geral uma tinta de qualidade deve apresentar as seguintes características:
Nivelamento: as marcas de pincel e rodos devem desaparecer pouco tempo após a aplicação da tinta, deixando uma película uniforme.
Secagem: a secagem não deve ser tão rápida e nem tão pouco lenta, deve permitir o espalhamento e o repasse uniforme não atrasando as mãos posteriores. (Fora produtos especificados com alto poder de secagem) está especificados na bula de cada produto o tempo de secagem entre demãos.
Aplicabilidade: corresponde a facilidade e aplicação.
Poder de cobertura: a tinta deve ocultar completamente a superfície a ser pintada, com o menor número de demãos.
Rendimento: terá maior rendimento a tinta que cobrir a maior área por galão,