Pintor do renascimento
Introdução:
Este trabalho foi proposto aos alunos do 8.º Ano pelo Professor de História, no qual se deverá apresentar um Pintor do Renascimento, bem como descrever uma das suas obras.
O pintor escolhido para ser apresentado neste trabalho é Leonardo da Vinci um dos artistas mais importantes do alto renascimento que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Mona Lisa é uma das suas mais populares pinturas. Também conhecida como Gioconda, foi retratada por Da Vinci entre os anos de 1503 e 1506. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo e está exposta no Museu do Louvre em Paris.
Desenvolvimento:
Renascimento
Nos séculos XIV, XV e XVI ocorreu um movimento cultural na História da Europa ao qual se deu o nome de Renascimento. Durante este período verificaram-se profundas transformações devido aos novos conhecimentos adquiridos pelo Homem sobre o mundo e sobre a Natureza. O homem renascentista defende a valorização humana, assumindo uma forma de pensamento conhecido por antropocentrismo, através do qual se coloca no centro do universo enquanto ser dotado de inteligência e símbolo da perfeição, um pensamento racionalista, humanista e individualista, é basicamente a procura e reflexão de uma nova maneira de ver e estudar o mundo. Abandona assim a visão teocêntrica da Idade Média, em que o homem colocava Deus como o centro de todos os interesses.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por