pinoquio as avessas
Gerentes devem ter mais autonomia p/ tomar decisões sobre os funcionários? Os gerentes conhecem mais os funcionários têm mais aval; mas o trabalho tem que haver uma parceria entre o DRH com gerentes p/ juntos tomarem as melhores decisões.
Reclamações dos gerentes: teste técnico é feito com o DRH e o gerente de linha.
Como os diretores da RM poderiam lidar com reclamações dos gerentes? Fazer uma reunião com o DRH e com os gerentes p/ poder resolver problema. Decidindo com que cada cargo tenha sua responsabilidade.
Estrutura do órgão de gestão de pessoas:
Os órgãos da ARH eram tradicionais dentro de uma departamentalização funcional que predominava nas empresas onde se privilegia especialização de cada órgão e a cooperação interdepartamental onde produz duas conseqüências:
1- Os objetivos departamentais tormam-se mais importantes que os objetivos globais e organizacionais.
2- A enorme dificuldade de cooperação interdepartamental (departamentos brigam entre si) que impede a sinergia entre os órgãos.
A ARH como responsabilidade de linha e função de STAFF.
Principio básico em ARH:
O gerente ou supervisor tem responsabilidade direta pela condução de seus subordinados. Para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhe proporcione os meios e serviços de apoio,assim gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela org.
Centralização/Descentralização das atividades de Rh
A ARH sempre predominou uma forte tendência p/ a centralização e concentração na prestação de serviços p/ as demais áreas. A ARH era exclusivista mantendo a sete chaves os segredos das suas decisões e atividades. O