Pineal
A Fisiologia da Glândula Pineal e Timo .......................................04
Fisiologia da Glândula Pineal e o Timo
Glândula Pineal- De acordo com nossos estudos o corpo da glândula pineal consiste, em humanos, de um parênquima lobular de pinealócitos cercados por tecido conjuntivo. A superfície da glândula é recoberta pela cápsula pial. Apesar da glândula pineal consistir principalmente de pinealócitos, foram identificados outros quatro tipos de células. Os Pinealócitos se consistem de um corpo celular com 4 a 6 processos emergindo, produzem melatonina.
O Timo- É o responsável por elaborar várias substâncias: timosina alfa, timopoetina, timulina e o fator tímico circulante. Atimosina mantém e promove a maturação de linfócitos e órgãos linfoides como o baço e linfonodos. Existe ainda uma outra substância, a timulina, que exerce função na placa motora (junção dos nervos com os músculos) e, portanto, nos estímulos neurais e periféricos, sendo considerada grande responsável por uma doença muscular.
A anatomia
Vamos perceber que a epífise neural, glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, é uma estrutura cinza-avermelhada do tamanho aproximado de caroço de uma laranja,seu formato é parecido com o de uma pinha stá localizada logo superiormente ao colículo superior e atrás da stria medullaris, entre os corpos talâmicos .Anatomicamente, é considerada parte do epitálamo,e desenvolve-se a partir de uma invaginação do teto da parede do terceiro ventrículo.
Já iremos perceber que o timo é um órgão linfático que está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica. Limita-se superiormente pela traqueia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração. Chamada miastenia grave.