PIN UNIP
Quando falamos em sistema operacional de um computador, a maioria das pessoas não conseguem definir exatamente o que representa e qual a sua real função. A definição de um sistema operacional é a seguinte: programa cuja função é gerenciar os recursos do sistema fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Atualmente os sistemas operacionais mais conhecidos são Windows e Linux, sendo o primeiro preferido pela maioria dos usuários pela facilidade de operação que ele proporciona, tanto para o usuário comum, quanto aos profissionais do mercado da informática, mas vale lembrar que já há distribuições do Linux com a interface gráfica muito similar ao Windows, mas toda essa facilidade foi alcançada no decorrer dos últimos quarenta e três anos, já que o primeiro sistema operacional foi criado em 1969 por um grupo de desenvolvedores da AT&T BELL LABS e foi apelidado de UNIX (Serviço de Computação e informação Uniplexada).
DESENVOLVIMENTO
Os computadores gigantes que ocupavam salas inteiras e necessitavam do auxílio de humanos nasceram lá pela década de 1950. Nessas primeiras máquinas, as tarefas eram realizadas por técnicos, os quais ditavam o que seria realizado através do próprio hardware. De início, o sistema operacional foi criado especificamente pra um tipo de máquina, mas, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C. Apesar de se tratar de um software de código fechado, a AT&T, forneceu cópias para as universidades. Um funcionário era contratado especialmente para ativar e desativar chaves, as quais serviam para indicar se um componente devia ficar ligado ou desligado. Ao desligar uma chave, por exemplo, a informação corria por metros ou quilômetros de fio e acendia uma luz, indicando que determinada função estava desativada.
Nessa época, era comum que uma pessoa projetasse e programasse um computador. Apesar de funcionar para as tarefas necessárias, esses PCs