PIM1 Trab2 1Sem2015
3864 palavras
16 páginas
CAP 2 - FERRAMENTAS DA ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS(CONTINUAÇÃO)
2. LEVANTAMENTO E COLETA DE DADOS
2.1 Levantamento de Dados
Quanto mais informações se têm sobre a Organização, mais fácil será organizar os seus processos e levantar as suas necessidades. O(s) “dono(s) do problema” (processo, atividade, procedimentos) é (são) a(s) pessoa(s) mais adequada(s) para prestar(em) as informações iniciais.
Em todo desenvolvimento de um sistema de informação, um aspecto fundamental é a captura das necessidades dos usuários. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas podem ser utilizadas. Em um levantamento de necessidades, geralmente nos deparamos com duas importantes questões:
1. Entre os muitos relatórios, formulários e documentos gerados pelos membros da
Organização, quais deverão ser objeto de investigação?
2. Pode haver um grande número de pessoas afetadas pelo sistema de informação proposto. Quais delas devem ser entrevistadas, observadas ou questionadas?
Servindo de base para todas as técnicas de levantamento de dados, entre elas investigação, entrevistas e observação, estão as decisões cruciais dizendo respeito a o que examinar e quem questionar ou observar. Se você não conseguir passar as necessidades do seu cliente para sua linguagem, para o seu entendimento, você não será capaz de migrar a solução do problema do seu usuário para qualquer metodologia. A coleta de dados é fundamental para qualquer metodologia.
ESTAS QUESTÕES DEVEM ORIENTAR UM TRABALHO DE LEVANTAMENTO
DE DADOS PARA O INÍCIO DA ANÁLISE E MELHORIA DE UM PROCESSO
2.1.1 ENTREVISTA
Uma entrevista de levantamento de informações é uma conversa direcionada com um propósito específico, que utiliza um formato “perguntaresposta”.
Objetivos
- obter as opiniões do entrevistado, o que ajuda na descoberta dos problemaschave a serem tratados;
- conhecer os sentimentos do entrevistado sobre o estado corrente do sistema;
- obter metas organizacionais e pessoais; e
- levantar procedimentos informais.
Pontos a