pim
NA EMPRESA
Vanessa dos Santos Dada1
RESUMO:
Há uma grande demanda, nos mercados atuais, pelas empresas que atuam na área de operações logísticas. A logística neste momento e uma estratégia indispensável para diminuir os custos operacionais, e principalmente uma ferramenta essencial nas tomadas de decisões. Na introdução apresenta-se as ideias de alguns autores servindo como embasamento da pesquisa que tratará da formalização das técnicas de gestão de estoques. A busca de informações para a formação deste artigo foi realizada através de pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo analisar os meios de se ter um sistema de estocagem que permita à empresa maior lucratividade.
Através de conceitos voltados à aplicação da logística e controle de estoques, avaliou-se que, com a implantação de sistemas de controle de estoque pode-se reduzir custos e ter uma melhor organização da empresa. Uma das formas para alcançar tal finalidade, é através da utilização de gráficos e históricos estatísticos de estoque, possibilitando que se tenham determinadas quantidades de itens para estoque definidas em um determinado período de tempo. Através destas análises também é possível determinar a priorização dos itens, tendo atenção especial para aqueles que representam maior valor no volume financeiro total do estoque na empresa. Palavras-chave: Estocagem. Benefícios. Lucros.
1
Acadêmica da disciplina de Projeto Integrador IV do Curso de Tecnologia em Logística da FATESC, da cidade de Brusque-SC, 2009, sob orientação do Prof. José Francisco dos Santos.
2
1 INTRODUÇÃO
Este artigo busca mostrar as vantagens que as empresas irão obter na aplicação das estratégias logísticas, visando lucros e benefícios utilizando um sistema de estocagem, tendo este como principal objetivo disponibilizar os produtos no estoque, produtos acabados, semi-acabados, e matéria-prima no local onde são requisitados, no momento desejado, ao menor