PIM I parte
BRIDGESTONE
Para cada modelo de organização haverá um modelo de gestão de pessoas correspondente.
Modelo competitivo de gestão de pessoas
Segundo Fischer, conhecido como modelo competitivo. Nesse modelo o foco da organização é na sua capacidade de adaptação a esse ambiente de constantes mudanças e demandas dos clientes.
Desde a fundação da Bridgestone utiliza-se o modelo competitivo de gestão de pessoas. Esse método vem se aprimorando e melhorando o relacionamento interpessoal com o passar do tempo.
Nele as pessoas geridas por um modelo competitivo de gestão de pessoas são acima de tudo conscientes da responsabilidade pelo seu desenvolvimento pessoal. Os profissionais nesse modelo são levados a pensar na melhoria contínua de seus processos de trabalho, na importância da inovação, na geração de capital intelectual para a organização, nas parceiras estratégicas e na importância do processo de aprendizagem e conhecimento para o sucesso organizacional.
Os gerentes têm como foco os resultados do negócio, e atuam como orientadores do desenvolvimento das pessoas e das competências organizacionais.
A área de recursos humanos assume um papel totalmente diferente nesse novo contexto.
O modelo competitivo é assim denominado em função de dois fatores principais: o ambiente competitivo no qual atua e o foco no desenvolvimento de competências.
Com a implementação do método competitivo, espera-se conseguir direcionar a energia das pessoas para as necessidades organizacionais, e que issoaconteça gradativamente, com a melhoria na adequação do processo.
O RH torna-se um parceiro estratégico: aquele que ajuda a comunicar e disseminar a estratégia organizacional para todas as pessoas. Também exerce um papel importantíssimo como agente da mudança, num cenário em que a empresa sofre influências constantes e precisa se adaptar rapidamente para sobreviver.
FERRAMENTAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO QUE UTILIZADO PELA EMPRESA.
Ferramentas de