pim unip
O leitor Felipe sugeriu a pauta e estou atendendo. Qual o papel de cada funcionário na academia de ginástica? Mais do que uma dúvida o que vemos na prática é um funcionário assumir o papel de outro, a função de outro, quais as consequências para a academia quando isso acontece? Dependendo do caso a academia pode até estar infringindo a lei.
Vou descrever aqui a lista de funcionários necessários para o perfeito funcionamento de uma academia de ginástica, é claro que se o negócio for de pequeno e até médio porte, algumas funções terão que ser acumuladas, pois não haverá dinheiro que baste e também a quantidade de trabalho não justificaria que fosse feito por um funcionário exclusivo. Essa conduta sempre irá gerar alguma perda, mas que se for bem distribuída pode ter uma boa relação custo benefício.
Administração
Executivo
Na academia ginástica geralmente é denominado Diretor e ocupado pelo proprietário. A função de quem ocupa esse cargo tem relação com a definição de objetivos e recursos, avaliação e correção do desempenho da academia. Se a academia for de grande porte o cargo pode ser subdividido, por exemplo Diretor de marketing, Diretor de RH etc.
Gerente
Pode ser contratado ou pode ser a função do proprietário da academia. Cabe à ele fazer com que todo o negócio funcione harmoniosamente, transforma os objetivos gerais em específicos, planeja e controla a realização das atividades. Assim como no cargo de Diretor, podem haver subdivisões, por exemplo Gerente de Vendas, Gerente de Marketing etc
Supervisor
Chefiam grupos de funcionários operacionais. No caso da academia e dependendo do porte podemos ter supervisores de recepção, vendas, limpeza, manutenção e técnico, mais conhecidos como coordenadores.
A academia de ginástica pode ter um coordenador geral e outros por área, por exemplo musculação, ginástica, lutas, aquática responsáveis por toda a área ou por um período.
Operacional