Pim RH
1.1 Princípios
Introdução
Toda Ciência e função técnico-profissional, de modo geral têm certos princípios para orientar e ajudar os profissionais que atuam sobre elas a solucionarem determinados problemas e dificuldades. A contabilidade não foge e regra. Tem seus princípios que objetivam a orientação em todos os aspectos na forma técnica a Doutrina Contábil. Em 1981, o Conselho Federal de Contabilidade designou alguns de seus consultores para fixar os Princípios Fundamentais da Contabilidade.
Estes Princípios elaborados foram fixados pela Resolução 530/81 do Conselho Federal de Contabilidade. São eles: Princípios da Entidade.
Conforme a resolução inicial a cima descrita à resolução inicial se tratava em 15 princípios.
Principio da Qualificação dos bens Patrimoniais;
Principio da Expressão Monetária;
Principio da Competência;
Principio da Oportunidade;
Principio da Formalização os Registros Contábeis;
Principio da Terminologia Contábil;
Principio da Equidade;
Principio da Continuidade;
Principio da Periodicidade;
Principio da Prudência; Principio da Uniformidade;
Principio da Informação;
Principio de Atos e Fatos Aleatórios;
Principio da Correção Monetária e
Principio da Integração.
1.2 Dos Princípios e de sua Observância
Art.1° Constituem Princípios de Contabilidade, os enunciados por está Resolução.
1° A observância dos princípios e Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
2° Na aplicação dos princípios de Contabilidade há Situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais, (Resolução CFC n°1.282/10)
1.3 Da Conceituação, da conceituação, da Amplitude e da Enumeração Art. 2° Os princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, cujo objetivo é o patrimônio das