PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar
De acordo com Mankiw (2000), economia é o estudo da forma como a sociedade administra seus recursos escassos, e que esses recursos são utilizados pelos milhões de famílias e empresas a fim de satisfazer as suas necessidades.
Essa definição possui vários conceitos importantes, entre eles: a escolha, a escassez, as necessidades, os recursos, a produção e a distribuição.
Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Na maior parte das sociedades os recursos não são alocados por um único planejador central mas pelas ações combinadas de milhões de famílias e empresas.[...] Embora o estudo da economia tenha muitas facetas, o campo é unificado por várias idéias centrais.(MANKIW, 2000, p. 4)
As necessidades humanas são ilimitadas, porém, em qualquer sociedade, os fatores de produção, tais como: recursos naturais, mão de obra, capital, tecnologia, entre outros, são limitados, gerando assim um problema de escassez de recursos, fazendo com que a sociedade tenha que escolher entre as prioridades, abrindo mão de um item, para obter outro. Isso é chamado custo de oportunidade.
A primeira das lições acerca da tomada de decisões se resume no dito popular de que “Nada é de graça”. Para obter uma coisa que desejamos, em geral temos de abrir mão de outra coisa da qual gostamos. Tomar decisões exige comparar um objetivo com outro. (MANKIW, 2000, p. 4)
De acordo com Mankiw (2000), nos países comunistas, quem orientava as atividades econômicas, planejavam e decidiam quais bens e serviços produzir, eram os planejadores centrais do governo, porém hoje essa grande maioria de países com a economia centralizada abandonaram esse sistema e adotaram economias de mercado. Nessa economia, ao invés do planejador central tomar as decisões, essas são tomadas pelos milhões de famílias e empresas. A onde as empresas decidem o que produzir, e as famílias o que comprar.
1.2 Estruturas de Mercado
Segundo WAGNER