Pim Natura Ok
Segundo Frezatti (2006), orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício, baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Welsch (1983) define o orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
1. Elaborar o orçamento é um passo na implementação da estratégia da empresa. É traduzir os pressupostos gerais a respeito do planejamento da estratégia empresarial em representações numéricas de mercados e de recursos.
As metas de faturamento são a expressão da estratégia de empresa em relação aos mercados; o capital que se aloca aos tomadores de decisões nos diversos centros de responsabilidade reflete a escolha da empresa em matéria de utilização de recursos. Sob essa óptica, elaborar o orçamento faz parte do processo de planejamento.
Entretanto, o orçamento também define normas, estabelecendo parâmetros para controle. É o que costumeiramente se chama papel duplo do orçamento. Um orçamento tem as funções de coordenar as atividades da empresa e servir como base de controle ao comparar números (orçados) estimados e desempenho real.
O chamado orçamento-mestre forma o quadro consolidado das atividades da empresa. Tipicamente, esse orçamento-mestre é uma previsão dos relatórios financeiros da organização, isto é, uma combinação de lucros e perdas, balanço e fluxo de caixa. Para chegar a esses dados altamente agregados, o processo orçamentário considera todas as atividades da empresa que serão finalmente computadas no orçamento-mestre.
2. Orçamento é um plano administrativo que cobre todas as operações da empresa, para um período de tempo definido, expresso em termos quantitativos. O orçamento global é dividido em orçamentos setoriais, como orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de compras de matérias-primas, orçamento de capital, orçamento do fluxo de caixa, etc. É também um