Pim ii gestão hospitalar
1. Descrição das Políticas Públicas de Saúde:
1.1. Ciências humanas e Saúde Coletiva
Estudos históricos, epistemológicos e éticos vinculados à saúde coletiva;
História epistemólogica das doenças, das instituições de saúde, da construção dos saberes vinculados á saúde das populações. Problemas éticos persistentes nas políticas públicas vinculadas à saúde, priorizando a participação social e os conflitos derivados das iniquidade sociais.
1.2. Saúde da mulher e direitos reprodutivos
Estudos dedicados aos problemas de saúde e gênero, centrados prioritariamente numa análise critica das políticas de controle de natalidade.
Estudos dedicados à desigualdades em saúde que integrem a problemática da mulher e da violência.
1.3. Produção e reprodução social da saúde
Analisa quantitativa, qualitativamente e de forma dialética, a construção social e os modos de produção da saúde, referenciando-se a campos teóricos que abranjam os fundamentos gerais e particulares das práticas sanitárias. Os projetos estão ligados principalmente à (1) relação entre transformações econômicas, sociais e políticas públicas; (2) Vigilância à saúde; (3) paradigmas em saúde; (4) educação e promoção da saúde.
1.4. Planejamento e gestão em Políticas Públicas
Tem como objetivo o estudo de (1) processos de planejamento, implementação e avaliação de políticas e programas de saúde; (2) modelos de atenção e gestão de serviços de saúde; (3) estratégias de intervenção em saúde; (4) articulação e impacto de modelos colaborativos para a prática da assistência. 1.5. Políticas Públicas em Saúde Mental
Visa a análise de sistemas, políticas e programas na área de saúde mental, fomentando a colaboração entre a Universidade e os serviços de atenção em saúde mental, bem como o desenvolvimento de pesquisas e atividades docentes. Fundamenta-se no exame da evolução histórica dos campos de saber que orientam os diferentes paradigmas e as práticas correntes em
saúde