Pim 4 gestao recrsos humanos
1115 palavras
5 páginas
Descontaminação dos solosRegra geral, a contaminação do solo torna-se um problema quando: • Há uma fonte de contaminação • Há vias de transferência de poluentes que viabilizam o aumento da área contaminada • Há indivíduos e bens ameaçados com essa poluição O problema pode ser resolvido por: • Remoção dos indivíduos ou bens ameaçados • Remoção da fonte de poluição • Bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área) Em suma pode distinguir-se duas linhas de descontaminação dos solos: a) In-situ: a operação de descontaminação dá-se no local onde se encontra o terreno, a regenerar, sendo os contaminantes retirados do solo através de meios de transporte como água e ar. Estes veículos de transporte são então tratados por via, química, biológica ou mecânica, e novamente introduzidos no terreno b) Ex-situ: este tipo de operação implica a remoção do solo do local onde este se encontra inicialmente, de modo a ser submetido a uma descontaminação. Os tratamentos ex-situ podem ser: i. On-site: quando ocorrem directamente no local (por exemplo através de uma unidade de lavagem dos solos) ii. Of-site: quando o tratamento implica o transporte do solo até à central de tratamento, onde sofre determinados processos de descontaminação.
A RECICLAGEM é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização