Pim 3º semestre unip
Devido ao aumento da tecnologia, o movimento das locadoras reduziu gradualmente no decorrer dos anos.
Os motivos principais foram:
- A maior oferta de banda larga (grandes redes de locadora oferecem vídeos de graça ou por uma pequena taxa mensal, com a conveniência de não ter que sair de casa).
- Aumento da pirataria (antigamente, as pessoas que não assistiam a determinado filme no cinema, aguardavam ansiosamente o lançamento nas prateleiras da locadora mais próxima. Hoje em dia não. Os filmes em cartaz estão disponíveis a qualquer momento no comércio de filmes clandestino).
- A chegada do Blu-Ray (A principal diferença entre os formatos é a capacidade de armazenamento, com vantagem para o Blu-ray, que armazena 25 GB em discos de uma camada (50 GB em duas camadas), contra 15 GB do HD-DVD de uma camada (30 GB em duas camadas).
- Diminuição de qualidade na reprodução dos filmes (Os DVDs em tela-cheia, são filmes redimensionados e que perdem em qualidade e proporção de imagem).
- Preço de venda de DVDs nas grandes redes de lojas semelhantes ao preço de locação.
Com tudo, A União Brasileira de Vídeo divulgou que entre 2006 e 2008, o número de DVDs comercializados no país caiu 14%, de 28,7 milhões para 24,7 milhões de unidades. Quando se leva em conta apenas a venda para locadoras, a curva acentua-se ainda mais: de 8,5 milhões para 4,6 milhões, ou seja, uma redução de 45%.
Se pensarmos que o Brasil tinha o maior mercado de locação do mundo, hoje em dia podemos dizer que estamos vivendo o caos no mercado de locação de vídeos. Ocasionando:
- Queda no número diário de locações.
- Queda no faturamento mensal.
- Demissão de funcionários.
- Aumento no valor da locação para suprir a baixa procura.
- Retardo ou ausência no crescimento da empresa.
- Prejuízos financeiros por ausência de capital de giro.
Pensando nas dificuldades do cenário atual do comércio de locação de vídeo, a nossa equipe tem como objetivo implementar um sistema de vídeo