Pim 3 semestre rh
1.2-Alcoa 120 anos
Invenção do processo: Charles Martin Hall
A descoberta do processo de fabricação de alumínio pelo americano Charles Martin Hall ocorreu em 23 de Fevereiro de 1886 quando ele tinha apenas 22 anos. Os glóbulos de sua descoberta são chamados de “as jóias da coroa” da Alcoa.
A solicitação de patente foi protocolada em 9 de Julho de 1886, mas só foi emitida quase três anos depois, em 2 de Abril de 1889.
Financiamento do negócio
Hall teve dificuldades para encontrar apoio financeiro para comercializar o seu processo.
Primeiramente, procurou a ajuda da Cowles Electric Smelting & Aluminum Company, produtora de ligas, para a qual trabalhou por 90 dias. Pela falta de interesse da empresa, Hall voltou à estaca zero.
Entretanto, a passagem de Hall pele Cowles trouxe resultado. Foi lá que conheceu Romaine C. Cole, reconhecendo o valor da invenção e o aconselhou a procurar o Capitão Alfred E. Hunt, um dos primeiros metalúrgicos da indústria do aço.
Hunt, por sua vez, ficou tão impressionado com o processo de Hall que convocou uma reunião preliminar com cinco de seus parceiros (todos com menos de 35 anos) em 31 de Julho de 1888. Embora o primeiro nome escolhido para o negócio tenha sido Pittsburgh Aluminium Company, a empresa foi constituída com o nome de Pittsburgh Reduction Company em 1º de Outubro de 1888.
Em 8 de Agosto de 1888 eles concordaram em investir US$ 20 mil em parcelas de US$ 5 mil, para desenvolver uma fábrica-piloto.
Nosso primeiro empregado: Arthur Vining Davis
O primeiro empregado da Alcoa, Arthur Vining Davis, foi do Amherst College para Pittsburgh em 1888, aos 21 anos. Seu pai pediu ao capitão Hunt que o ajudasse a encontrar trabalho para o seu filho. Hunt contratou Davis para o laboratório de teste em Pittsburgh, mas logo decidiu que Davis formaria uma equipe perfeita com Hall.
No início, David e Hall trabalhavam em turnos de 12 horas e uma produção diária que variava de 15 a 25