pim 2
Rádio Muda. Na maioria das vezes estas pessoas são completamente leigas no que se refere a parte técnica de áudio e transmissão. Procuramos apresentar nas linhas abaixo, de forma resumida e prática, esta "fórmula" .
A peça mais importante, o coração da rádio, é o
TRANSMISSOR, o aparelho que irá gerar o sinal eletromagnético que viaja até o receptor
(no caso, o rádio do ouvinte). Se você tiver um Transmissor de FM em mãos, praticamente já tem uma rádio, pois pode-se construir facilmente uma antena, e pode-se usar apenas um rádio do tipo 3 em 1 com uma entrada de microfone para para gerar todo o áudio básico para a programação (música, locução, ...).
Se você não tiver um transmissor, terá de arranjar um ou mesmo construí-lo. Pessoas com um certo conhecimento de eletrônica e rádio freqüência
(RF) podem construir estes transmissores a um preço bastante acessível (lembra daquele seu amigo que fez o colégio técnico de eletrônica ?) mesmo que estes não sejam muito estáveis ou tenham baixa potência. De fato, transmissores eficientes e de potência elevada não são fáceis de construir, necessitam de componentes eletrônicos especiais para RF, e pessoas com experiência e boa habilidade para construí-os. Existem centenas de projetos de transmissores de FM na Internet. Como sugestão, verifique os seguintes endereços: http://elogica.br.inter.net/jmlobo/, http://www.circuitoshp.hpg.ig.com.br/trans.htm, http://www.geocities.com/radiolink_2000/esquemas.htm .
Qualquer pessoa pode comprar um transmissor de FM de baixa potência (até uns 250W) e existem vários fabricantes no brasil. Consulte: http://www.montel.com.br , http://www.febhex.com.br, http://www.teletronix.com.br/produtos.htm . O preço de um transmissor de FM estéreo de 50 Watts de potência gira em torno R$ 2.000,00.
A função do transmissor é transformar o sinal