PIM 2 Semestre AI
PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar
INTRODUÇÃO Com o passar de mais de um século da invenção do semáforo, notamos a importância do semáforo no dia-a-dia, seja do motorista ou pedestre, ajudando a organizar o trânsito e evitar acidentes.
No entanto, pretendemos mostrar nesta pesquisa o avanço da tecnologia nos semáforos e também soluções para falhas em dias chuvosos, quando acontece a queda de energia.
Sendo assim, a energia solar e eólica se torna uma ótima opção para os dias atuais.
HISTÓRIA Primeiro semáforo 9 de dezembro de 1868
Em 1920, um policial de Detroit, chamado William Potts , construiu vários semáforos do tipo verde, vermelho e amarelo, alguns foram montados no alto de “torre de trânsito” e eram operados manualmente por policiais ali posicionados.
SEMÁFOROS INTELIGENTES NA CIDADE DE SÃO PAULO O problema do excesso de veículos em cidades como São Paulo já é uma preocupação antiga. Essa preocupação levou a prefeitura de
São Paulo, bem como varias outras prefeituras de todo o país a criarem sistemas, e até mesmo departamentos dedicados ao controle de tráfego de veículos.
No final da década de 70, por exemplo, a CET ( companhia de engenharia de tráfego) foi criada na cidade de
São Paulo com a finalidade de “gerenciar” o tráfego, bem como administrar os diversos sistemas utilizados para isso
Até então os semáforos eram eletro-mecânicos. Os recursos para otimizar os ciclos de tempo de um semáforo resumiam-se na programação dos reles e contactores dos semáforos.
Naquela época, a frota já atingia 2,5 milhões de veículos, e essa técnica não atendia mais as necessidades do controle de tráfego. Um sistema mais eficiente e, principalmente, inteligente tornou-se imprescindível. Foi então que criou-se o sistema
SEMCO ( semáforos coordenados ).
Vantagem e Desvantagem
SEMÁFOROS AUTO -SUSTENTÁVEL NA FALTA DE ENERGIA
Outra inovação apresentada pelo equipamento está no sistema eletrônico, o qual permite que seja alimentado tanto