Pim 1
Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns..
Sociedade de Mercado: Como começou:
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário:conchas, o sal, o ouro, a prata etc. Em uma acepção mais estrita, a palavra moeda refere-se a aparição de pedaços de metal estilizados e cunhados por uma instância governativa. A função das moedas metálicas e, posteriormente, do papel moeda, foi, pois, facilitar as trocas comerciais. A moeda foi criada pelos reis da Espanha. Na época eles criaram a moeda porque ainda trocavam a mercadoria, e precisavam de dinheiro.
A palavra escambo é utilizada quando existe uma troca de mercadorias ou serviços entre as partes envolvidas sem a utilização do dinheiro.
Essa pratica era muito comum no Brasil colônia, principalmente na exploração do pau-brasil, onde os portugueses davam espelhos, chocalhos, pentes, aos indígenas, estes por sua vez deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.
O dinheiro(moeda), surgiu então para facilitar essas trocas.Suas funções também se diversificaram: a moeda permitiu contar, pagar e poupar, mas também expressar o preço dos bens e o valor dos serviços, além de saldar dívidas. Mas com a moeda, se resolve alguns problemas, também cria outros.
Gera seus próprios paradoxos. Instaura um espaço social homogêneo e coerente - o mercado - mas cria dentro desse espaço desigualdades, ou seja, uma hierarquia econômica. Define a riqueza e,