PIM 1 - Gestão Financeira - UNIP
Curso: CST em Gestão Financeira
Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I
Estudo de Caso GF Sport
Nome: Luiz Rafael Tartaglia Pinheiro Alves
RA: 1515064
Local: Colatina - ES
Ano: 2015
RESUMO
O trabalho é uma análise de uma empresa, um estudo de caso real adaptado à fins acadêmicos. Feito a leitura prévia e análise da situação proposta fora realizado uma relação entre teoria e prática organizacional, envolvendo as teorias da administração, tecnologia e comunicação empresarial.
Palavras-chave:
Organização, comunicação empresarial, tecnologia, planejamento.
1. INTRODUÇÃO
A GF Sport foi uma empresa do ramo têxtil com produção de peças de vestuário de marca que atinge um grande público. A marca é renomada e possuía uma grande aceitação no mercado. A estrutura física era grande e possuía cerca de 200 funcionários e 4 sócios. Apesar de não ter uma hierarquia definida, cada membro sabia o que deveria ser feito.
A partir de uma consultoria ocorreram mudanças nos processos, o que interferiu na cultura organizacional e na sobrevida da empresa.
Observa-se que copiar um modelo pronto de uma empresa para outra sem considerar a cultura fere o modelo funcional o que ocasionou o encerramento das atividades da empresa após a implantação de procedimentos administrativos que visavam planejar e acompanhar os processos de forma organizada.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Descrever a atuação organizacional da empresa.
Apontar se é claro e objetivo seu jeito de funcionar, se há hierarquia clara e definida, se há respeito à hierarquia, se há divisão de tarefas etc.
Chiavenato (2002) aponta que a estrutura empresarial deve respeitar um modelo hierárquico para que cada um saiba o que e como fazer. Situação não observada na empresa, pois ela não apresenta organograma oficial.
A empresa se encontra em uma situação de desordem onde os sócios não possuem entre si uma ligação direta. Devemos observar que neste caso a hierarquia não vem sendo objetiva, sendo