Pilhas
NATHÁLIA MENDES E DEYSE BATISTA
2°ANO ‘’D’’
TIPOS DE PILHAS
FORMOSA
2013
INTRODUÇÃO
As pilhas e baterias de celular são consideradas hoje um problema ambiental. São resíduos perigosos e compostos de metais tóxicos que não se decompõem. Como no caso cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizados, a maioria são jogados nos lixos domésticos, aterros sanitários ou lixões a céu aberto.
Para escolher o tipo de pilha ou bateria para determinado aparelho, é preciso ter em mente o nível mínimo de tensão que esse aparelho pode suporta. Esse nível mínimo é chamado nível-limite de tensão, naturalmente, quanto mais alto for para determinado aparelho, mais curta será a vida útil da pilha ou bateria usada para alimenta-lo.
As pilhas mais usadas atualmente são as de zinco-carbono, que apresentam, em geral, a forma de um cilindro cujo volume determina a quantidade de energia que elas podem fornecer. Seu pólo negativo é formado pelo involucro externo, enquanto o cilindro central de carbono, coberto por um capuz metálico e isolado do envolucro, constitui o pólo positivo. Falarei a respeito das pilhas e cada tipo, especificando cada uma e sua função.
PILHA SECA DE ZINCO CARBONO
Uma pilha de zinco-carbono é uma célula electroquímica de tipo seco constituída por um invólucro de zinco que serve simultaneamente como recipiente e terminal negativo, o seu terminal positivo é normalmente um bloco cilíndrico de carbono ou grafite envolvido por uma mistura de dióxido de manganês ou pó de carbono, e o electrólito uma pasta húmida de cloreto de zinco e de cloreto de amónio.
Ela é basicamente formada por um envoltório de zinco separado das demais espécies químicas que compõem a pilha por meio de um papel poroso. Esse zinco corresponde ao polo negativo da pilha ou ânodo, pois ele se oxida, perdendo dois elétrons. As pilhas de zinco-carbono são células primárias por