Pilhas
● As pilhas são um produto doméstico comum que permite o funcionamento de dispositivos importantes.
● As pilhas comuns de uso doméstico são formadas por quatro componentes principais:
● Anodo: Eletrodo negativo de "combustível" que contém os eléctrons armazenados que alimentam seus dispositivos.
● Cátodo: Eletrodo positivo que aceita os eléctrons do circuito externo, permitindo-os circular.
● Eletrolito: Um condutor que transfere a carga entre o anodo e o cátodo dentro de cada célula.
● Separador: Um material que proporciona uma barreira entre o anodo e o catodo para evitar que ambos se toquem entre si, permitindo ao mesmo tempo a livre circulação da carga.
● Na última década assistiu-se a um aumento da demanda de aparelhos eletro-eletrônicos, ficando difícil imaginarmos a civilização moderna sem o conforto e as facilidades da energia elétrica.
● Mas quando foi que o Homem aprendeu a gerar corrente elétrica (fluxo contínuo de cargas elétricas)? Será que a pilha elétrica teve alguma importância no desenvolvimento da ciência da eletricidade ou foi apenas uma conseqüência de uma ciência já estabelecida? E o que é que a química tem a ver com a eletricidade?
Pilhas de daniell
● As primeiras aplicações importantes da eletricidade provieram do aperfeiçoamento das pilhas voltaicas originais pelos cientistas e professor inglês John Daniell, em 1836.
● Pilhas eletroquímicas são sistemas que podem produzir corrente continua e baseiam-se nas diferentes tendencias para ceder e receber elétrons das espécies químicas
● A Pilhas de Daniell é constituída de uma placa de zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.