Pilhas
Reação anódica (oxidação)
Fe(s) => Fe2+ + 2e-
Reação catódica (redução)
1/2 O2(g) + H2O + 2e- => 2 OH1-(aq)
O uso do coeficiente fracionário pode ser evitado multiplicando-se ambas as equações por 2.
2 Fe(s) => 2 Fe2+ + 4e-
O2(g) + 2 H2O + 4e- => 4 OH1-(aq) ____________________________________________________
2 Fe(s) + 1/2 O2(g) + 2 H2O => 2 Fe2+ + 4 OH1-(aq)
O produto da corrosão do ferro é o Fe(OH)2, que posteriormente é oxidado a Fe(OH)3. Geralmente, o produto da corrosão do ferro é representado por Fe2O3.3H2O. Essa forte tendência que o ferro apresenta em ser corroído explica a tendência de o aço ser substituído por outras ligas menos sujeitas a estes processos em algumas aplicações. Alguns metais, tais como alumínio, zinco e chumbo, sofrem somente corrosão superficial. Essa camada impede que o processo de corrosão avance para o interior do material. No caso do ferro, a baixa aderência dos produtos da corrosão e sua solubilidade em água fazem com que a corrosão deste metal seja bastante pronunciada.
A proteção de um metal contra a corrosão pode ser feita através de recobrimentos que impeçam o acesso a umidade ao mesmo. As pinturas podem ser usadas com esta finalidade, no entanto, arranhões na mesma podem facilitar o processo de corrosão.
No processo de galvanização, o ferro é recoberto por uma fina película de zinco. O zinco se oxida mais facilmente que o ferro.
Fe2+ + 2e- => Fe° E°red = -0,44 V
Zn2+ + 2e- => Zn° E°red = -0,76 V
O zinco protege o ferro