Pilhas e baterias
São os elementos químicos constituintes das pilhas que definem as características e muitas vezes, o nome genérico pelo qual são conhecidas. A pilha ou bateria é uma célula eletroquímica ou célula galvânica é um tipo de gerador elétrico cuja energia é obtida através de processos químicos que transforma a energia química em elétrica. As pilhas têm três partes os eletrodos que são os condutores de corrente da pilha, o eletrólito é a solução que age sobre os eletrodos e o recipiente que guarda o eletrólito e suporta os eletrodos. Os eletrodos e o eletrólito podem ser restaurados à sua condição original pela recarga da pilha. O processo de conversão de energia química em energia elétrica ocorre através da ação eletroquímica. O ânodo é o eletrodo positivo de uma pilha e cátodo é o eletrodo negativo, enquanto na ponte salina ocorrem fluxos de cátions, em direção ao cátodo mantendo-o positivo, e de ânions, em direção ao ânodo, mantendo também sua carga.
Cuidados preventivos no manuseio: a bateria produz gases explosivos. Por isso, evite fumar, produzir faíscas ou a proximidade de fogo; não a incline, para evitar vazamento de solução ácida, altamente corrosiva; utiliza óculos e luvas de proteção; mantenha fora do alcance das crianças; leia o manual de instruções. Lembre-se que todo cuidado quando se trata de bateria é pouco.
TIPOS DE PILHAS E BATERIAS
Existem dois tipos básicos de pilhas: a pilha primária que é uma pilha na qual a reação química acaba por destruir um dos eletrodos, normalmente o negativo e não pode ser recarregada, já a pilha secundária é uma pilha na qual as ações químicas alteram os eletrodos e o eletrólito. No caso das pilhas recarregáveis/baterias (ou acumuladores) os principais conjuntos eletroquímicos são: (veja o gráfico 1.1 em anexos)
VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS BATERIAS
Baterias alcalinas: vantagens: custo baixo são vulgares pode-se encontrar com facilidade em qualquer lugar, durabilidade e potência elevada para seu