Pilha e fila
Analise e desenvolvimento de sistemas – 3° Semestre
ARS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Arapiraca
2011
ARS
Trabalho apresentado ao Curso Analize e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Banco de Dados II, Análise de Sistemas, Algoritmo e Estrutura de Dados.
Prof. Fábio César Zanellato Roberto Yokio Nishimura Simone Sawasaki Tanaka Merris Mozer
Arapiraca - Al
2011
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar conceitos de Pilha e Fila mostrando assim significados e funções de maneira a entender e debater assunto relacionado estruturas baseadas no princípio FIFO (first in, first out), em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros a serem removidos. Uma fila possui duas funções básicas.
Por sua vez As pilhas são estruturas baseadas no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos por último na pilha serão os primeiros a serem removidos. Existem duas funções que se aplicam a todas as pilhas: PUSH, que insere um dado no topo da pilha, e POP, que remove o item no topo da pilha.
Fila
As filas são estruturas baseadas no princípio FIFO (first in, first out), em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros a serem removidos. Uma fila possui duas funções básicas: ENQUEUE, que adiciona um elemento ao final da fila, e DEQUEUE, que remove o elemento no início da fila. A operação DEQUEUE só pode ser aplicado se a fila não estiver vazia, causando um erro de underflow ou fila vazia se esta operação for realizada nesta situação.
FIFO
INÍCIO
FINAL
Inserção: da variável Y para V .............. Y → V
•Respeitando a regra de fila “sempre no final”.
• Exclusão: de V para variável Y ............ Y ← V
•Respeitando a regra de fila “sempre no início”
• Pesquisa: localiza variável Y em V ....... Y ? V
•Respeitando a regra de fila “a partir do início”
• Modificação: