Pilha Vs Bateria
DATA 11/03/2015
Eletricidade Aplicada
Funcionamento de uma pilha e de bateria
Turma 1ELE14A
Prof : Jorge Luiz Bitencourt Da Rocha
Aluno: Jonathan Roger Pacheco Benevenuto
O QUE É UMA PILHA?
A pilha e a bateria são dispositivos eletroquímicos, fontes de energia. Através de reações químicas que ocorrem no seu interior, elas podem gerar eletricidade para uma série de aparelhos portáteis.
Há dois tipos de pilhas/baterias: A primária é aquela que fornece energia por um período específico de tempo, até que sua reação química chegue ao fim e ela precise ser trocada por uma nova. A secundária, por sua vez, permite ser recarregada muitas vezes. Na recarga, a corrente elétrica entra na bateria no sentido inverso de quando ela está fornecendo energia; dessa forma, seu processo químico é revertido e seus componentes, reconstituídos, o que permite sua reutilização.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILHA E BATERIA?
A unidade eletroquímica básica capaz de gerar energia elétrica é chamada de célula. A pilha é composta por uma única célula. O termo “bateria” também é adotado para indicar uma única pilha. As baterias, porém, são sistemas compostos pela associação de duas ou mais células conectadas em série (pólo positivo conectado ao pólo negativo) ou paralelas (pólos positivos conectados entre si, e negativos conectados entre si). Entretanto, este termo é comumente utilizado para uma única pilha também.
Dessa forma, as baterias podem fornecer diferentes voltagens e níveis de corrente. Por exemplo, a pilha comum tem uma voltagem de 1,5V. Quando são conectadas em série 6 células de 1,5V, obtém-se uma bateria de 9V, que pode fornecer mais energia de acordo com a demanda do aparelho.
O QUE É VOLTAGEM?
A voltagem (chamada também de tensão elétrica) é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. É a diferença entre a quantidade de elétrons do pólo positivo e do pólo negativo da pilha. Quanto maior essa diferença, maior o fluxo de elétrons entre os