pilha cormecias
2680 palavras
11 páginas
Bancos em AngolaComo funciona?
O que eu preciso saber?
Reformas recentes
Especialista da industria
Estudo de caso
O desenvolvimento do sector está em rápido crescimento. O setor bancário do país está a crescer e a estruturar-se ao redor do sector de petrolífero e de combustíveis fósseis local. Assim sendo, o mercado está sujeito as mesmas flutuações do mercado que o resto da industria internacional. Nos três anos pré-2010, o crescimento económico e o desenvolvimento social haviam desacelerado significativamente comparados ao rápido crescimento entre os anos 2000 a 2007.
Este soluço no deselvolvimento angolano foi atribuído a grande queda do preço do petróleo no mercado internacional, resultado de uma redução na demanda pelo combustível. No entanto, desde 2010 o crescimento voltou a ocorrer e o sistema bancário angolano, influenciado pelas dinâmicas marcoeconomicas, também voltou a florescer.
Junto ao sistema bancário, a economia de Angola em geral emergiu como uma das mais fortes da região sub-Sahariana. Este vigor é fundamental para o deselvolvimento e a interncionalização do sector bancário local, perante países vizinhos, parceiros comerciais e outras nações culturalmente similares.
Em termos da economia geral, o desenvolvimento em Angola tem sido reforçado pelo crescimento do PIB, que tem desenvolvido num ritimo saudável e sustentável.
Além disso, o sistema bancário tem se desenvolvido em termos de tamanho e lucratividade. De acordo com recente pesquisa da consultora KPMG, a renda gerada pelo sector bancário angolano cresceu em média 24 por cento entre 2010 e 2011, e a margem financeira aumentou 53 por cento. Tanto a economia nacional como o sector bancário continuam a amadurer no cenário internacional, o que criará diversas oportunidades para as instituições financeiras locais.
Como funciona?
Nos últimos anos tem-se observado que o sector bancário em Angola continua a desenvolver-se rapidamente, com novas instituições bancárias e