Pilha Caseira
Material utilizado:
- 3 Placas de cobre;
-3 Placas de zinzo;
-1 Folha dupla de papel filtro;
-1 LED;
-Ácido Acético (mais conhecido como Vinagre).
Passo-a-Passo
1º - Pegamos uma placa de zinco e colocamos o papel filtro sobre a mesma, despejando vinagre até que fique encharcada. Depois colocamos uma placa de cobre por cima, formando um tipo de “sanduíche” de placas.
2º - Fazemos mais dois “sanduíches” do mesmo modo do primeiro com as outras placas de zinco e cobre.
3º - Com os três sanduíches prontos, agora, empilhamos todos, assim formando uma pilha de “sanduíches”.
4º - Para comprovar se tal pilha funciona mesmo pegaremos o LED e colocaremos seus polos em contato com o zinco e o cobre, com isso ele irá acender e sua pilha estará funcionando normalmente.
Como funciona?
O funcionamento de pilha é relativamente simples. Têm-se dois metais diferentes (no caso, zinco e cobre) que contém uma característica intrigante que é manifestar certa eletricidade na presença de um ácido (no caso, o vinagre). Uns ficam carregados positivamente (no caso, o cobre) e outros ficam carregados negativamente (no caso, o zinco). Ou seja, se ligarmos um metal ao outro na presença de um ácido, eles vão apresentar uma diferença de potencial (ddp), criando a possibilidade de circulação da corrente elétrica.
Podemos dizer que esses dois metais do nosso experimento tem afinidades, por que o cobre tende a perder elétrons e o zinco tende a ganhar elétrons.
Para que a corrente possa circular é necessário um meio que conduza a corrente, ou seja, o vinagre entre as placas de zinco e cobre tem essa função de conduzir a corrente elétrica na pilha.
Para acender o LED é necessária uma voltagem de no mínimo 1,7 volts. A voltagem produzida por um dos “sanduíches” de cobre e zinco é de 1,1 volts, portanto precisamos colocar os três “sanduíches” empilhados para que gerem uma voltagem de 3,3 volts e assim acender o LED tranquilamente. Porém, para que ele