Pilates
O que é pilates?
Criado durante a 1ª Guerra Mundial no intuito de ajudar os feridos da guerra, o método Pilates tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates e outras técnicas de conscientização corporal e teorias do controle motor. Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.
2- Em tempos em que o cuidado com a saúde e bem estar está cada vez mais evidente e explorado, o Pilates se destaca e coleciona inúmeros relatos de pessoas que garantem serem muito mais felizes e saudáveis depois de conhecer esta atividade. As razões para todo este sucesso está na grande quantidade de benefícios e o rápido resultado atingido pelo Pilates. O que para muitos já foi uma atividade física “da moda”, hoje é comprovado como a melhor atividade física quando se trata de melhorar a postura, a flexibilidade, a consciência corporal e o equilíbrio do corpo, além de ser indicado por médicos e ortopedistas para a reabilitação física, condicionamento físico e bem-estar.
3- RESOLUÇÃO n° 386, de 08 de junho de 2011
DOU nº. 113, Seção 1, em 14/06/2011, página 182.
Dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta e dá outras providências.
4- Os campos básicos de atuação do método são:
1. reabilitação;
2. pós-reabilitação;
3. condicionamento físico;
Outras indicações são: Patologias ortopédicas, neurológicas e reumatologicas; lesões com quadro de dor, edema, limitação articular, anormalidades da marcha, debilidade, retrações e espasmos musculares.
5- Pilates é excelente para pessoas que tenham seus grupos musculares atrofiados pelo sedentarismo, incrementa a performance atlética, agilidade, mobilidade e qualidade de vida. Beneficia pacientes com escoliose, cifose, lordose, hérnias discais e outros problemas de coluna. Também é