PILAR DE CANTO
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PILAR DE CANTO
CURSO: Engenharia Civil Amanda, Ariane, Leidiano, Raphaely, Raquel, Silvia, Stéfany, Victor Alves, Wagner.
Professor TIDIR Orientador: Igor Fabiano Silveira
Professores Co-orientadores: Ildeu Rolla – Cálculo de Várias Variáveis; Mariana de Castro – Física Mecânica; Henrique Augusto – Desenho Técnico; Marco Antônio - Eletrotécnica.
Resumo – Pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Neste trabalho analisamos os pilares de canto em concreto armado, são dimensionados a resistir a compressão. O concreto apesar de praticamente não resistir a esforços de tração, resiste bem à compressão, sendo que em várias oportunidades, como em residências e edificação pequenas, os pilares são armados com a ferragem mínima exigida pelas normas.
1. Introdução
Pilares são elementos estruturais lineares de eixo retos, usualmente dispostos na vertical, cujas ações preponderantes são forças normais de compressão, que têm, como função principal, receberem as ações atuantes nos diversos pavimentos e conduzi-las até as fundações. Os pilares, juntamente com as vigas, formam os pórticos, que são os responsáveis por resistir às ações verticais e horizontais e garantir a estabilidade global da estrutura.
Junto com as estruturas de fundação, os pilares constituem-se nos principais elementos estruturais de uma construção, pois a ruína de um deles pode provocar danos globais, culminando, até mesmo, no seu colapso progressivo.
Pilares de canto encontram-se posicionados nos cantos das edificações, vindo daí o termo “pilar de canto”. Na situação de projeto, os pilares de canto estão submetidos à flexão composta oblíqua, que decorre da interrupção das vigas perpendiculares às bordas do pilar.
1.1 Objetivo Geral
Analisar a inserção de um pilar na