PIG instrumentado
Integridade estrutural de dutos com defeitos de corrosão
2.1
Inspeção em dutos
“Pigs” são equipamentos que, inseridos dentro do duto, viajam por toda a sua extensão, empurrados pela própria vazão do produto. Eles são classificados em duas categorias: “Utility pigs”, que realizam a função de limpeza, separação de produtos e remoção de água, e “In-line Inspection tools”, também conhecidos como “pigs” instrumentados, “intelligent pigs” ou “smart pigs”, que fornecem informações das condições da linha, bem como da extensão e localização de algum problema [14].
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0115613/CA
A história de operação com “pig” é bastante interessante e contém informações duvidosas. A primeira operação com “pig” aconteceu por volta do ano de 1870. Após transportar petróleo por um ou dois anos, a vazão das linhas começava a decrescer e a pressão nas bombas a aumentar, indicando que depósitos estariam se formando na parede dos dutos. Muitos artifícios foram testados para remover a parafina, mas por um longo tempo eles não surtiram efeito. Surgiu a idéia de se bombear algo por dentro do duto, como um feixe de trapos, e o resultado foi positivo. Mais tarde, os trapos foram substituídos por couro. Um outro relato sobre a utilização de “pig” aconteceu em 1904, em que uma bola de borracha foi lançada numa linha de 4” para verificar se um deslizamento de rocha, ocorrido durante a construção do duto, teria causado alguma restrição na vazão do duto.
A origem do nome “pig” nunca foi satisfatoriamente explicada. A versão mais aceita é de que o som produzido pelos antigos “pigs” quando viajavam pelo duto e a sua aparência quando da sua retirada se assemelhavam de várias formas aos porcos dentro de um chiqueiro.
Capítulo 2 – Integridade estrutural de dutos com defeitos de corrosão
11
O desenvolvimento e aprimoramento de todos tipos de “pigs” é um processo contínuo e se mantém até o presente momento. Atualmente, existem mais de 350