Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural
Janice Gonçalves*
Resumo: Busca-se indicar a contribuição do historiador Pierre Nora para os estudos relacionados ao campo do patrimônio cultural, em especial a partir da noção de “lugares de memória”. Para tanto, são considerados sobretudo textos de sua autoria presentes na obra
Les lieux de mémoire, por ele dirigida e originalmente publicada entre 1984 e 1992, além de artigos publicados ao longo e depois desse período, nos quais são perceptíveis mudanças de tom, revisões de posturas e respostas a críticas.
Palavras-chave: Pierre Nora, lugares de memória, patrimônio cultural.
Abstract: This article aims to highlight the contribution of the historian Pierre Nora to the cultural heritage field, especially through the notion of “sites of memory”. For this purpose, there are considered Nora’s texts included in Les lieux de mémoire, edited between 1984 and 1992, and the articles published during and after that work, in which there are seen changes of the author’s perspectives, revisions and answers to criticisms.
Keywords: Pierre Nora, sites of memory, cultural heritage.
Em texto originalmente publicado em 1992 como conclusão da obra Les lieux de mémoire, Pierre Nora considerava que, ao menos desde a década de 1980, a França, em especial, estava mergulhada em uma “era da comemoração”. Mas não se tratava da comemoração de tipo clássico, “nacional”, com um promotor privilegiado (o Estado), uma dada narrativa histórica (“épica, combativa, orientada”), a ênfase no papel de determinados sujeitos (“sobretudo políticos e militares”) e certas instânciaschave de difusão e efetivação, como os manuais escolares
* Doutora em História Social (USP); Docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Historiæ, Rio Grande, 3 (3): 27-46, 2012
27
e as escolas, os monumentos e as praças públicas