PIEF
Por que os galhos são formados?
O galho é o plástico restante no canal que é utilizado para injetar o mesmo na cavidade onde vai ser formada a peça. É importante lembrar que o plástico utilizado nesse processo é o policarbonato, um tipo de plástico de engenharia. Esse plástico é mais resistente a impactos e altas temperaturas, tornando-o perfeito para compor peças que irão no motor do carro.
No processo de injeção de plástico chegam a sobrar de 3% a 20% de matéria prima, dependendo do tamanho da peça produzida. Essa matéria prima restante será moída e recolocada dentro da injetora. Um produto feito de matéria prima reciclada misturada com matéria prima virgem pode ter até 30% de redução de custos.
Alguns clientes não aceitam que seus produtos contenham matéria prima reciclada e quando isso ocorre a T.E Connectivity armazena o plástico e utilizará o mesmo em um outro produto com o aval do cliente. Caso o estoque de matéria prima reciclada se torne muito grande a empresa negocia a venda do plástico para outras empresas, dessa forma não há o desperdício de matéria prima e nem perda de dinheiro.
O que ocorreria caso esse plástico e as ligas metálicas fossem descartadas de forma errada?
Plastico
O plástico pode levar até cerca de 450 anos para se decompor na natureza. Levando em consideração que o plástico começou a ser desenvolvido em meados de 1860 pelo Inglês Alexander Parks, todo o plástico já produzido e descartado de forma incorreta na natureza ainda não se decompôs. O plástico tem como características principais a resistência ao calor, a dureza e sua densidade.
Estima-se que das 100 milhões de tonelada de plásticos produzidas por ano, 10% acaba no mar. No Oceano Pacífico, entre Havaí e Califórnia existe uma mancha de lixo que se estende por cerca de 1000 que é formada por aproximadamente 4 milhões de toneladas de todos os tipos de plástico.