pico do ibituruna
"Ibituruna" é uma palavra de origem tupi que significa "montanha preta", através da junção dos termos ybytyra ("montanha") e un ("preto").1
Características
Conhecida plataforma de voo livre, é o principal atrativo turístico da cidade de Governador Valadares. Com 1 123 metros de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura.2
O turista que chega a Governador Valadares percebe, à distância, sua presença. Muitos quilômetros antes de entrar no município, avista, ainda na estrada, o Pico do Ibituruna. Majestosa pedra negra encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso Rio Doce, é ponto de referência para todos que por aqui passam. O pico pode ser avistado de todos os bairros da cidade.
Dados
Altitude:
1 123 metros
Desnível:
850 metros
Quadrante:
S|SE|NE|N|NW|SW
Coordenadas:
S 18º 53’ 10” W 041º 54’ 58” (-18 53 10 -41 54 58 para o Google Earth)
Acesso:
Distante 11 km (30 min.) do centro de Governador Valadares, a partir da BR-116. Estrada de terra e calçamento em boas condições para qualquer veículo, embora um pouco íngreme.
Decolagem:
4 rampas de madeiras e 10 naturais com possibilidade de várias decolagens simultâneas.
Pouso:
Oficial após a ponte do Rio Doce, na Feira da Paz, (2,5 km)
Melhor Época:
Meses de Fevereiro e Março. No entanto, é favorável durante todo o ano.
Prós:
Térmicas muito fortes, grande paredão a esquerda da decolagem N, que todos devem respeitar, térmicas que chegam a 9, 10m por segundo. Pouso em todas as direções e resgate fácil ao longo da rodovia.
Contras:
Pouco recomendado para pilotos inexperientes no horário mais forte, cuidado com pousos ao longo da rodovia, devido a grande incidência de fios elétricos.
Informações Gerais:
Consagrado como o melhor local para