PIC
ADALBERTO SILVA BERTOLDO
DOUGLAS ARANTES ROCHA
FERNANDO PEREIRA SILVA
IVAN RODRIGUES DIAS
JONATHAN PACÍFICO PARREIRA
RESUMO
Sobre trabalho a ser apresentado, tivemos como objetivo apresentar o sistema mecânico voltado para segurança de elevadores. Analisando informações do início do sistema até o sistema usado nos dias de hoje. Referente a esse estudo baseamos todos nossos conceitos em normas técnicas e artigos academicos para apresentar como os elevadores são mais seguros no seu funcionamento.
Palavra-chave: Sistemas de segurança, elevadores e mecânica.
1 INTRODUÇÃO
Os elevadores são sistemas de extrema importância para locomoção de usuários e cargas por grandes distancias na vertical, prédios, construções. Os equipamentos de segurança nesses equipamentos é primordial para a segurança de todos, isso ajuda no desenvolvimento tecnológico do sistema e cada vez mais a otimização do sistema.
A evolução dos elevadores vem desde o século XIX (1852) quando Otis introduziu seu revolucionário sistema de segurança dos elevadores, que impedia a queda se os cabos de sustentação rompessem. Depois desde marco a evolução dos elevadores foram cada vez mais progressiva pois o elevador começava a ganhar a credibilidade de todos, com isso foi dado a construção de prédios cada vez mais altos.
2 HISTÓRICO DOS ELEVADORES
Segundo a empresa Otis, desde o inicio das grandes construções como as pirâmides no Egito, os templos chineses e o coliseu em Roma os antigos construtores já se utilizavam de diversos sistemas de elevação por cordas e rampas para mover os blocos de pedra que dariam forma aos monumentos:
2788 a.C. – Primeiras informações de deslocamento vertical no Egito com a construção da primeira pirâmide de pedra.
236 a.C. – Primeiro conceito propriamente dito desenvolvido por Arquimedes, que funcionava com cordas e polias
1800 – Utilização da máquina a vapor para tração, eliminando a necessidade de força animal e de escravos.
1835 –