Pibid: a importância da articulação entre teoria e prática
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de formação de professores realizado em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, por meio de um projeto chamado PIBID (Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência), que visa aperfeiçoar a formação dos estudantes da área educacional ao mesmo tempo em que oferece suporte a alunos e professores atuantes nas escolas envolvidas.
Com este projeto, os estudantes do curso de licenciatura e no nosso caso Pedagogia (bolsistas do PIBID) têm a oportunidade de realizar projetos dentro da escola, conhecer a vivência profissional e as relações interpessoais ocorridas no cotidiano de uma escola. Desta forma, são capazes tomarem consciência da profissão que escolheram e todos os seus desafios, tendo uma visão diferenciada e concreta, diferentemente dos cursos que oferecem somente a visão descrita por livros e teorias.
O contato direto faz com que a formação e a aprendizagem sejam mais significativas e busca ainda mobilizar e auxiliar os agentes educacionais neste mesmo sentido, pois agrega saberes a todos os envolvidos.
Início do Projeto na Escola
O Projeto do PIBID teve início na escola em novembro de 2010, primeiramente com a apresentação e caracterização da escola. Neste momento a escola se preparava para a recepção dos bolsistas do PIBID.
A troca de informações iniciais (bolsistas/equipe escolar) foi um processo fundamental, pois tanto os bolsistas quanto a escola apresentaram seus interesses e expectativas.
As primeiras experiências realizadas na escola em questão se iniciaram em fevereiro de 2011, início do ano letivo. Os bolsistas puderam participar de reuniões e planejamentos, os quais contribuem de maneira essencial para a realização de um bom ano escolar. Ao mesmo tempo foi elaborada uma espécie de questionário em que todo o corpo docente, (do ensino fundamental I) pode expor suas expectativas e também indicar ações, as quais achassem pertinentes para