PIB - Produto Interno Bruto
PIB
Considerado um dos principais indicadores da realidade econômica de um país. O PIB nada mais é do que a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.
Representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc), independente do destino dessa renda. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior.
O primeiro cálculo de produção nacional foi publicado em 1953, com base no estudo feito pelo economista Richard Stone, que posteriormente foi eleito ao Prêmio Nobel, 1984.
No Brasil o PIB desde 1990 é medido pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) antes era calculado pela FGV ( Fundação Getúlio Vargas).
Cada país tem seu próprio órgão e metodologia de medição, como o Brasil já alcançou uma confiança do investidor estrangeiro, pois possui um nível de reservas internacionais acima de US$ 100 bilhões, aproximando-se da taxa média dos países emergentes, quitou sua dívida junto ao FMI, ele segue padrões de cálculos estabelecidos pela ONU.
PIB NOMINAL x PIB REAL
PIB Nominal
PIB Nominal é o valor dos bens e serviços medidos a preços correntes. Seu valor é apurado a partir da variação da produção real de setores multiplicados pelo índice de preços apurados para esse setor.
PIB Real
PIB Real é o valor dos bens e serviços medidos a preços constantes. É uma medida mais perfeita do bem-estar econômico, pois leva em conta a produção