Pib per capita
O estudo comparou dados de onze países; Brasil, Rússia, Índia, China, Finlândia, Espanha, Alemanha, México e Argentina. De acordo com a pesquisa, o Brasil só supera África do Sul e Argentina em crescimento econômico entre 1975 e 2005.
A expectativa de vida do brasileiro também cresceu nas últimas quatro décadas (em 15 anos para as mulheres e em 11 anos para os homens). Segundo o levantamento, coordenado pelo pesquisador Milko Matijascic, o país só está à frente da Índia e da África do Sul em porcentual de população alfabetizada. O objetivo do estudo é fornecer subsídios ao governo federal para a formulação de políticas públicas e econômicas.
Ainda segundo o estudo comparado, o Brasil ocupa 70º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede e compara vários fatores, como riqueza, educação, esperança de vida, natalidade e mortalidade. A China ocupa a 81ª posição e a Índia, a 128ª posição. A Argentina está bem à frente do Brasil, na 38ª posição, e o México ocupa a 52ª. A África do Sul está na 121ª posição.
Finlândia, Estados Unidos e Espanha aparecem na 11ª, 12ª e 13ª posição respectivamente. A Alemanha aparece logo depois, na 22ª posição. Entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), os maiores países em desenvolvimento, a Rússia é o país com o ranking mais alto, na 67ª posição. A seguir, outros números destacados na pesquisa:
Expectativa de vida - A expectativa média dos brasileiros nascidos em 2006 é de 68 anos e