pib brasileiro
PIB do Brasil avançou 2,3% em 2013, no terceiro ano com crescimento moderado
A economia brasileira cresceu 2,3% em 2013, no terceiro ano de moderado crescimento, embora o resultado do último trimestre (+0,7% sobre o anterior) tenha sido superior ao esperado e pode melhorar a fragilizada perspectiva para 2014.
Sétima economia mundial, o Brasil registrou um crescimento bem menor que o de seus pares entre as gigantescas economias emergentes - ou até mesmo entre seus vizinhos latino-americanos - e para 2014 as projeções são de que só Rússia cresça menos.
O crescimento de 2,3% para o ano divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE era o esperado.
A boa notícia chegou com o avanço do último trimestre: +0,7% sobre o anterior e + 1,9% sobre 2012.
PNB(Produto Nacional Bruto)
inflação
Os analistas mais pessimistas anteciparam que o Brasil pode repetir um crescimento negativo como o do terceiro trimestre, quando o PIB caiu 0,5%, e entrar em recessão técnica.
Os economistas do mercado financeiro baixaram na última semana sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013 e de 2014, além de terem aumentado sua previsão para a inflação nos dois anos, informou o Banco Central nesta segunda-feira .
As estimativas foram divulgadas por meio do relatório de mercado, também conhecido como Boletim Focus. O documento é fruto de pesquisa da autoridade monetária com mais de 100 instituições financeiras.
Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência para o sistema de metas de inflação, a estimativa do mercado financeiro para este ano subiu de 5,86% para 5,87% neste ano. Para 2014, a previsão avançou de 5,80% para 5,88%.
Deste modo, o mercado financeiro continua a acreditar que a inflação terá aceleração neste ano, fechando 2013 acima do patamar registrado em 2012 (5,84%) e diferente do que afirmou o presidente da autoridade monetária, Alexandre Tombini, no fim do ano