Piaget
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, 9 de Agosto de 1896. Ele estudou biologia, Psicologia, Epistemologia e Educação. Revolucionou as formas de pensamento e interessou-se pelas relações que se estabelecem entre a pessoa que se conhece e o mundo que ela vive e também tenta conhecer.
Piaget foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo (pessoa que estuda a origem, a estrutura e os métodos de formar conhecimento) e psicólogo, e teve uma vasta cultura científica a sua obra com contribuições da biologia, cibernética, matemática, filosofia e sociologia.
Escreveu mais de 100 livros e 600 artigos. Piaget desenvolveu estudos sobre os próprios processos metodológicos, concretamente o método clínico e a observação naturalista. As teorias de Piaget de desenvolvimento psicológico mostraram-se muito influentes. A influência de Piaget na pedagogia é notável ainda hoje. No Brasil, suas idéias começaram a ser difundidas na época do movimento da Escola Nova. Piaget também teve uma considerável influência no campo da ciência da computação. Foi através da minuciosa observação de seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: o estágio sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal. Piaget influenciou a educação de maneira profunda. Para ele as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar. Aos professores, cabia aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos. Nessa fase Piaget conclui suas pesquisas com Barbel Inhelder e Alina Szeminska e investiga a gênese psicológica das "estruturas do pensamento" nas diversas áreas do conhecimento científico, diferentemente do estudo do pensamento infantil - a partir de sua expressão verbal - nos anos 1920. Agora, as entrevistas propõem problemas concretos e envolvem a possibilidade de a