Piaget
TEORIA PIAGETIANA
Estádio da Inteligência Operatória Concreta
Nome da Cidade 2014
Teoria Piagetiana Estádio da Inteligência Operatória Concreta
Para Piaget os estágios do desenvolvimento caracterizam as diferentes maneiras do indivíduo interagir com a realidade. Piaget não determina idades exatas para os estágios. Ele divide toda a evolução da criança em quatro estágios.
No período das operações concretas o equilíbrio das trocas cognitivas entre a criança e a realidade é muito mais rico e variado. Este estágio tem como características: Ordenar, relacionar e abstrair. Neste estágio a criança desenvolve a capacidade de usar a lógica, aumenta a capacidade de operar sobre coisas concretas. Já é capaz de relacionar e comparar objetos, diferenciar formas geométricas e realizar cálculos matemáticos. Neste período, a criança já começa também a compreender a conservação de volume, massa e comprimento. Nesta fase também, de acordo com Piaget (2003), o indivíduo inicia o processo de reflexão.
“Em estágios anteriores, a criança poderia dizer que a massa de modelar em formato de salsicha possui mais massa que a outra, pois é maior. Já agora, no estágio das operações concretas, a criança diz que se trata da mesma quantidade e apenas o formato foi alterado.” Moreira de Souza, Natália. E Wechsler, Amanda Muglia 2014. A criança já consegue se colocar no lugar do outro, deixa de pensar apenas nela e achar que é o centro de todas as coisas. Começa a entender que existe o outro lado e outras opiniões que não a dela. É quando ela procura estar inserida m grupos sociais fixos, a criança passa ter seu grupo fixo de amigos. Elas têm maior interesse em participar de brincadeiras coletivas. É nesta fase que o individuo começa a entender e utilizar em jogos apesar de no inicio terem