Piaget
UnU – Formosa
Licenciatura em Letras
Psicologia da Educação
Resumo do Texto – Tema:
CONSTRUTIVISMO
De Piaget a
Emilia Ferreiro
Piaget possui feitos de tamanha grandeza que seus índices poderiam entram para o Livro dos Recordes facilmente pela sua grandeza e precocidade. Antes mesmo dos 21 anos de idade já possuía mais de 25 obras publicadas sobre moluscos e temas zoológicos fruto da influência devido ao seu trabalho de assistente a um malacologista no museu de história natural em sua cidade natal na Suíça.
Filho de uma família rica e culta desde de muito cedo, 7 anos de idade, demonstrou grande interesse por assuntos como pássaros, conchas marinhas e mecânica. Assim aos 10 anos inaugurou sua primeira publicação sobre um pardal parcialmente albino.
A mente sedenta por explicações do jovem cientista levou-o a buscar respostas não só na área da Biologia mas também na religião no incansável corrida em direção do descobrir e saber tentou compreender as ideias e mistérios de Deus ao arquitetar a vida.
Ao trilhar tão novo e nobre caminho de pesquisas e a apurações cognitivas dedicou-se principalmente à epistemológica, que tratou da maneira com a qual o ser humano é capaz de adquirir conhecimento e se desenvolver, diferenciando-o dos outros animais existentes.
Suas definições epistemológicas precisavam de uma ciência mediadora entre suas observações na área da Biologia e da Filosofia daí surge, dentre suas observações uma terceira definição que seria a Psicologia do desenvolvimento.
A Psicologia Piagetiana buscou, apoiando-se sobre os ombros de gigantes como Freud, definir como um grau mais elevado de detalhamento científico não só baseando-se em relatos psicanalíticos, no caso de Freud, mas intertextualizando com outras áreas como a observação dos processos biológicos.
Fez grandes apurações científicas ao observar o desenvolvimento cognitivo de crianças com isso ganhou notoriedade no assunto com grandes obras