Piaget
Aprendem que seus alunos só poderão criar se não forem limitados, isso dando desenhos mimeografados. E que eu não podem ficar olhando para os desenhos deles querendo que se pareçam com os seus e com os de outros adultos”.
Aprendemos que não podemos brigar com os alunos porque eles estão conversando e sim, deixá-los trabalhar mais em grupo, pois sabemos que eles precisam disso. Não ficar querendo uma sala silenciosa e disciplinadíssima, pois onde tem troca, decisões em grupo não dá prá ter silêncio absoluto”.
Aprendem porque a criança tem que brincar. Ela precisa é uma necessidade dela.
Aprendem que deixar as crianças jogarem é então uma higiene mental, tão proveitosa e fácil como deixá-las respirar ar puro
Aprendem que além de uma boa formação, é necessário que o educador tenha comprometimento com o seu aluno; compreendendo que este deve ser a prioridade no processo. Portanto, o professor precisa conhecer esse sujeito, precisa saber como ele pensa, quais são suas necessidades, como se desenvolve a fim de orientar as ações pedagógicas em função disso, caso contrário não há sentido para a educação que venha a ser propostos não podemos esquecer que pensar no aluno é importante para pensar numa transformação e numa mudança.
Para os cursos de Pedagogia que não mais trabalham com a organização curricular em forma de disciplina, mas com eixos temáticos, acreditamos que o estudo dos conceitos de inteligência, desenvolvimento, aprendizagem, interação, infância, moral, para citar apenas alguns, sob o enfoque piagetiano são essenciais para a formação do futuro pedagogo.