piaget e vygtsky
Estudar o comportamento do homem, desde a mais tenra idade até a velhice, sempre moveu o ser humano. Significa conhecer as características comuns de determinada faixa etária, e reconhecer as individualidades de cada um. Para o professor isto o torna mais apto a observar e interpretar os diversos comportamentos.
Todos esses aspectos têm importância para a Educação, pois nos permite planejar o que e como ensinar para cada indivíduo, que é único.
No estudo do desenvolvimento da aprendizagem os relacionamentos, afetividade, diálogo e atenção são imprescindíveis. As teorias dos autores citados nesse trabalho nos levam a fazer reflexões sobre a maneira como o homem interage com o mundo.
Depois de passar pela pedagogia tradicional, a educação brasileira passou por uma renovação, passou a ver o aluno como um indivíduo ativo e livre. As teorias construtivista e sócio-interacionista dão o suporte para vários educadores na atualidade.
Na teoria de Jean Piaget, por exemplo, podemos observar que ele procurava demonstrar que não podemos acelerar o desenvolvimento de uma criança, acontece espontaneamente. Compreendemos que o desenvolvimento das teorias das etapas de Piaget ajuda no processo de aprendizagem. Resta-nos proporcionar ambientes favoráveis e ensinar de forma que a criança assimile de acordo com sua faixa etária e estrutura mental.
Os autores citados nesse trabalho, muito contribuíram para que nós futuros educadores, possamos nos orientar para desenvolver nossos trabalhos. Suas pesquisas estimulam no sentido de que possamos discutir as propostas pedagógicas, a respeito do mundo tão peculiar das crianças.
Os caminhos que os teóricos nos indicam, propiciam um campo para avanços e ampliação de conhecimentos. Como bem já sabemos os educadores não podem ser apenas agentes transmissores, e o aluno um ser passivo, o educador precisa ser um estimulador ao interesse da criança, ajudando-o a construir suas descobertas, isto é, propiciando um ambiente