PI
2. As Divulgações das Candidaturas
É importante o papel das Divulgações referente às candidaturas, pois apresentam informações detalhadas sobre todos os candidatos que possuem e solicitam registros á Justiça Eleitoral.
Conforme o DivulgaCand 2014 - Sistema de Divulgação de Candidaturas, o ano de 2014 teve conforme análise realizada abaixo, 26.172 mil candidaturas.
Grafico 1 – Informações prestadas pelo DivulgaCand 2014 – 14.382
Fonte: TSE (http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas)
Percebemos um aumento de 74%, o que significa uma representatividade nos cargos para disputas no senado.
De acordo com nossa análise, verificamos que a maior candidatura no período foi o de Deputado Estadual, com um aumento de 88%.
As eleições realizadas em 2014 foram previstas na Lei das eleições e regulamentada pela Resolução TSE No. .23.406/2014. As penalidades para quem descumprir a lei, são variadas, de acordo com cada caso e julgamento.
A fim de aprofundar o estudo sobre as prestações de contas e a responsabilidade do contador, foi escolhido como critério para análise os 3 candidatos mais votados ao cargo de Deputado Federal, a escolha se deu por ser um cargo de representação nacional e também por ter sido a segunda maior votação da história com maior número de votos para um único candidato.
3. Resultados para Deputado Federal – Eleições 2014 (1º turno)
1ª Posição: Candidato Celso Russomanno do PRB que obteve 1.524.361 votos e foi candidato a Deputado Federal pelo Estado de São Paulo. Natural da capital paulista, Celso Ubirajara Russomanno nasceu em 1956 e é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos. Jornalista e político se especializou em Direito do Consumidor e ganhou notoriedade através de um quadro no programa Aqui e Agora do SBT, onde dava voz e defendia consumidores prejudicados.
2ª Posição: Candidato Francisco Everardo Oliveira Silva (TIRIRICA) do PR que obteve 1.016.796 votos e foi