PI A alegria de ensinar (sociologia)
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO INTEGRADOR 1° PARTE
CURITIBA
2015
Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Sociologia da Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
Professor Orientador:
CURITIBA
2015
A Alegria de ensinar
Rubem Alves formou-se em Teologia e Psicanálise e publicou vários livros, dentre eles Alegria de Ensinar. Nesta grande obra Rubens Alves começa falando sobre o prazer de ensinar, citando a metáfora da taça cheia que consiste na ideia do professor adquirir o conhecimento, e possuir a necessidade de transferi-lo, portanto, o prazer reside no ato de ensinar. À medida que a taça se esvazia, transfere este seu conhecimento aos seus alunos, e deste modo, transmite o prazer também no aprender. Entretanto, ele critica a posse do conhecimento, a estratégia de impor uma técnica onde o que importa é o conhecimento em si e que não acrescentam significado para a vida do aluno. A escola precisa desenvolver a alegria de aprender entre os alunos, pois tudo que se aprende com alegria estará relacionado com algo que se adquire, o conhecimento.
A superioridade dos adultos impede de entender o mundo das crianças e aprender com elas. Estes adultos impõe sua verdade às crianças podando a sua simplicidade. O ato de brincar que também se aprende pelo mundo das Palavras, nesta brincadeira, que faz a felicidade de sua neta, em sua maneira de ver o mundo. Aprender com a idade, voltar a ser criança e ser feliz, esquecer o que se aprendeu e aprender de novo, observar a simplicidade como uma criança vê o mundo. O papel de fazer com que seus alunos brinquem com o conhecimento, faz com que o pesado flutue, e assim possam ser mais felizes aprendendo. Em todas as estórias o autor crítica a forma atual de ensino a qualimpossibilita os nossos alunos de sonhar. Os educadores com o objetivo de desenvolver a capacidade de criar dos alunos podem colocar em