PI Pastelaria Bom Gosto
PASTELARIA BOM GOSTO
A Pastelaria Bom Gosto está instalada em um bairro de periferia na Zona Leste de São Paulo. Os proprietários resolveram aumentar o faturamento e estabeleceram como meta, duplicar a quantidade de unidades vendidas. A pastelaria possui um cardápio variado de pastéis com alguns recheios tradicionais, previamente preparados, além de permitir que o cliente monte um recheio a seu gosto.
A primeira providência adotada foi consultar o relatório de vendas dos últimos três meses, conforme quadro abaixo:
Vendas dos últimos três meses – 2014
Mês
Unidades Vendidas
Julho
7.515
Agosto
5.574
Setembro
6.243
Total
19.332
Média
6.444
Como segunda providência, decidiram fazer uma pesquisa com os clientes para saber onde poderiam melhorar, através de um questionário elaborado pelos proprietários e funcionários depois de uma longa discussão entre eles. Escolheram alguns motivos para a pesquisa, onde o cliente pudesse apontar o que poderia ser melhorado: o tempo de entrega do pedido, o ambiente da pastelaria, a qualidade dos produtos, a variedade dos recheios, o atendimento por parte dos funcionários e o mobiliário (mesas e cadeiras).
A pesquisa foi realizada durante 30 dias, no horário de funcionamento, e foram coletados os seguintes dados:
Motivo
Número
Freq.
Freq. Acum.
Tempo de entrega do pedido
243
42%
42%
Variedade dos recheios
112
19%
61%
Ambiente da pastelaria
85
15%
75%
Qualidade dos produtos
70
12%
87%
Mobiliário
41
7%
95%
Atendimento pelos funcionários
32
5%
100%
Total
583
100%
Com os dados da pesquisa e aplicando os valores no Diagrama de Pareto, chegaram ao gráfico abaixo:
Agora está clara e definida uma situação problema de ordem mais crítica para tomarem ações necessárias, isto é, precisariam melhorar o tempo de entrega do pedido se quisessem atingir a meta proposta. As grandes filas de espera e de acesso ao caixa estavam com os dias contados. Uma provável solução estava a caminho.
Para um entendimento melhor do