PI 3°periodo
Carbonetos é a classe de compostos, também denominada de carbetos, se constitui de sais binários contendo carbono e características inorgânicas. O carboneto é um material muito comum em qualquer tipo de Ferramentas de corte. Ferramentas de usinagem (pastilhas, fresas, brocas, machos, etc..), escavadoras e brocas de perfuração dental são geralmente feitas de carboneto, seu uso é comum nesses tipos de ferramentas porque se mantém afiado mais tempo do que a maioria dos outros materiais. Os Carbonetos existem de duas formas: Carbonetos Covalentes e Iônicos. Essa variação só existe quando carbonetos são expostos à pressão e temperatura e reagem com a água originando os óxidos metálicos ou hidróxidos.
Os carbonetos constituem uma família de compostos particularmente interessante na medida em que eles são os primeiros refratários feitos pelo homem e, ao contrário de óxidos e silicatos, são extremamente raros na natureza. Caracteristicamente, a maioria destes carbonetos metálicos tem dureza elevada, condutividade elétrica e térmica boas e uma elevada estabilidade. Essas propriedades contam para as principais aplicações: estruturas resistentes à reação química, utilização em que a resistência ao desgaste é de grande importância, e alta temperatura de fontes de energia radiantes. A fragilidade de carbonetos, no entanto, tem impedido a sua utilização como uma única fase de materiais em aplicações estruturais de elevada tensão e levou ao desenvolvimento de compósitos de ligas de metal.
A necessidade de se recuperar partículas finas oriundas de um processo de beneficiamento de minérios ou de resíduos de materiais metálicos provocou o desenvolvimento da tecnologia da aglomeração. Esse avanço proporcionou o aproveitamento comercial da fração fina desses materiais, bem como, minimizou o impacto ambiental causado pela produção de material fino ou particulado.
Nesse contexto, a briquetagem, ou seja, a aglomeração de partículas finas com auxilio de pressão destacou-se