Phyllostachys bambusoides
Introdução 2
Classificação da Planta 3
Origem e Distribuição 4
Morfologia 4
Utilização 4
Introdução
No âmbito da visita de estudo realizada ao Jardim Botânico da Universidade de Lisboa realizamos um trabalho de pesquisa sobre o Phyllostachys bambusoides no qual falámos sobre as principais características da planta.
Classificação da Planta
Reino
Plantae
Divisão
Magnoliophyta
Classe
Liliopsida
Ordem
Cyperales
Família
Poaceae
Género
Phyllostachys
Espécie
Phyllostachys bambusoides
Origem e Distribuição
O Phyllostachys bambusoides é um bambu de origem asiática. Também conhecido por “madake” é originário da China e cultivado em todo o mundo especialmente no Japão. Apesar de crescer numa grande variedade de climas, cresce melhor em áreas como o Sudeste dos EUA, que compartilha um clima semelhante com certas partes do Japão.
Morfologia
Os bambus são plantas com grande diversidade morfológica. Existem bambus de alguns centímetros e outros que chegam aos 30 metros. O Phyllostachys bambusoides chega a alcançar 14 metros de altura e 12 centímetros de diâmetro
As plantas da espécie Phyllostachys bambusoides podem ser classificadas como Traqueófitas pois apresentam tecidos condutores. Ao possuírem sementes são classificadas como Espermatófitas, que por possuírem flor são ainda classificadas como Angiospérmicas. Estas plantas são classificadas como Monocotiledóneas, um grupo de Angiospérmicas cujo embrião tem, tipicamente, um só cotilédone, uma raiz fasciculada (cabeleira) e folhas paralelinérveas.
Utilização
Devido ao seu grande tamanho, é recomendado para grandes jardins ou lotes. É também muito usado na fabricação de móveis por ter colmos bem eretos, assim como na contenção de erosão de encostas e rios. Pode ainda ser utilizado como material de construção civil, trabalhos de artesanato, instrumentos musicais de sopro, alimentação, papel e produção de carvão.