Php definições
a) Definição.
PHP é o acrônimo de Hipertext Preprocesor. É uma linguagem de programação do lado do servidor gratuito e independente de plataforma, rápido, com uma grande livraria de funções e muita documentação.
Uma linguagem do lado do servidor é aquela que se executa no servidor web, justo antes da página ser enviada através da Internet ao cliente. As páginas que se executam no servidor podem realizar acessos a bases de dados, conexões em rede, e outras tarefas para criar a página final que será vista pelo cliente. O cliente somente recebe uma página com o código HTML resultante da execução da PHP. Como a página resultante contém unicamente código HTML, é compatível com todos os navegadores. Podemos saber algo mais sobre a programação do servidor e do cliente no artigo o que é DHTML.
b) Arquitetura Cliente - Servidor.
Esta arquitetura se divide em duas partes claramente diferenciadas, a primeira é a parte do servidor e a segunda a de um conjunto de clientes.
Normalmente o servidor é uma máquina bastante potente que atua como depósito de dados e funciona como um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).
Por outro lado, os clientes costumam ser estações de trabalho que solicitam vários serviços ao servidor.
Ambas partes devem estar conectadas entre si mediante uma rede.
Uma representação gráfica deste tipo de arquitetura seria a seguinte.
[pic]
Podemos dizer que esta arquitetura necessita três tipos de software para seu correto funcionamento:
•Software de gerenciamento de dados: Este software se encarrega da manipulação e gerenciamento de dados armazenados e requeridos pelas diferentes aplicações. Normalmente este software se hospeda no servidor.
•Software de desenvolvimento: este tipo de software se hospeda nos clientes e só naqueles que se dediquem ao desenvolvimento de aplicações.
•Software de interação com os usuários: Também reside nos clientes e é a aplicação gráfica de usuário para a manipulação de dados.
A parte